sexta-feira, 23 de julho de 2010

EDITORIAL NÃO PUBLICADO

Toda edição é o mesmo dilema. O que temos de bom para levar ao conhecimento dos leitores? Afinal, me propus a divulgar o melhor do Guarujá. À esta missão já dediquei muitas linhas, muito trabalho e consegui até angariar inimigos. Alguns cordiais, outros menos, mas nenhum eterno ou que amedronte.


Meu diálogo franco sempre foi a melhor maneira de debater idéias, projetos e planos. Quando tenho conhecimento que existam, lógico. Não costumo debater sobre o abstrato, sobre o inexistente e ainda mais sobre falta de planejamento.Falta significa vazio.

Mas, a verdade é que já estamos no Verão.

Este ano o inverno tem sido suave até este momento de Julho. Muito calor, muito sol contra alguns poucos dias frios de chuva. Quem vive aqui sabe que Guarujá não tem meio termo, ou o sol ou o vazio.

Falando em Verão, o que esperar desta próxima alta temporada?

Com certeza teremos a noite de Ano Novo com um milhão de pessoas nas praias, reforço na segurança com cadetes da PM vindos do Interior, e que não sabem se cuidam da segurança ou ficam babando pelos corpos bronzeados das turistas. Shows de Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e outros, promovidos pelos Fabios e pagos pela Itaipava. E para não correr o risco de inovar, várias arenas de praia patrocinadas por empresas paraquedistas, que só procuram o Guarujá para promover seus produtos (pagando alto preço) nos 40 dias que duram a alta temporada.

Mas e de novidade?

Neste inverno por exemplo nada houve de novo, a não ser o esforço hercúleo de comerciantes em inovar, divulgar e tentar superar a baixa temporada.

Contra esse esforço de alguns, o oportunismo de outros, que pelas comodidades do lucro fácil transformaram seus hotéis e pousadas em depósitos de operários, (já que nem de alojamentos podemos chamar os verdadeiros cortiços implantados na Cidade pela Usiminas e suas terceirizadas). A ação da fiscalização foi imediata, mas o resultado até agora são as autuações.

A situação adversa que Guarujá enfrenta em vários setores me faz lembrar a famosa pergunta: -“Sabe por que o cachorro entra na Igreja? e sua óbvia resposta : “Por que ele encontra a porta aberta”.

Estou convicto que as coisas erradas acontecem aqui por falta de planejamento, prevenção e pior, punição. Por isso volto a lembrar: Já estamos no Verão.

Hoje (23/07) morreu na Enseada uma moça de 17 anos que dirigia sem habilitação um Jet Sky alugado. Será que vamos esperar a chegada do um milhão de pessoas para planejar a temporada e punir os irresponsáveis que denigrem o nome da Cidade?

Não podemos permitir que façam de Guarujá a Casa da Mãe Joana.

Trabalho, oro e vigio para que isso não aconteça.

TURISMO É COISA SÉRIA.

2 comentários:

Anônimo disse...

"“ Alguns cordiais, outros menos, mas nenhum eterno ou que amedronte. ""

Esta valeu a noite meu caro.
Seu desabafo, por que não assim dizer, nos deixa mais um grito por reflexão do que exatamente um comentário a ser deixado no blog. Ao menos é o que causou em mim.

Somos empresários de Guarujá, ficamos mantendo a casa limpa e acesa, na medida do possível durante o ano para que a corte traga seus pára-quedistas que caem em 360º com seus banheiros químicos, enquanto durante todo o ano, o banhista tem que se humilharem pedindo para usar os banheiros dos comércios como restaurantes, cafés e etc, pois os nosso do calçadão estão para serem finalizados há mais de um ano. Scott! É só banheiro! É básico, é barato e ainda pode ser patrocinado dentro de um projeto de gente grande para absorver o que esta batendo em nossa porta.
Sem falar sobre o WC coletivão até a terceira onda. É deprimente e sem comentários. Nossos governantes deveriam visitar algumas praias da Australia, onde nem mesmo as águas das ruas despejam na areia da praia. Basta sobrevoar com o GoogleEarth e comparar com as manchas em nossa Enseada.

O descaso é chocante por estas bandas. O desprezo que a corte tem pela natureza que Guarujá oferece, pela invasão e degradação das matas, pela falta de infra para o turismo que vem aqui a procura de nossas praias, pelo turismo batendo a porta...

Anônimo disse...

Sobre os shows da Itaipaa, todo ano é a mesma coisa. Reflita, qual casa noturna está de pé no Guarujá hoje? Só a Luck Scoope, que preferiu ser elitista e santista, no que fez muito certo. Já as que tentaram trazer o povo (Aldeia Nativa, Pereque, Raizes, entre outros) sucumbiram. Por que? Pois na época em que as pessoas estão com dinheiro no bolso e milhares estão aqui, nos vendemos a preço de banana (claro, os que recebem por fora não entram nisto, né senhor vereador que entra com protesto em uma sessão e tira na outra)e os caras trazem tudo de fora, Gelo, descartáveis, caras de comida, tudo!!!! Sobra o que? Lixo e casas fechadas o resto do ano. Cade o show da Ivete, de graça, em outubro? Cade a contra partida. O pior que nesse ano vai rolar tudo de novo e nada será feito. Se é pra dar pão e circo, que o circo fique por conta da PMG, não de palhaços que enchem os bolsos em um mês de exebição